Relatório Anual 2020

No final de abril, a Funsejem divulgou o Relatório Anual 2020. Documento que registra gestão e ações em busca da superação de um ano tão desafiador e inesperado como foi o ano passado, devido à pandemia da covid-19. No relatório, além de dados sobre patrimônio, pareceres atuariais, demonstrações financeiras por plano, dados sobre a política de investimento, apresentamos práticas de comunicação e relacionamento com o participante, gestão financeira, governança e gestão de pessoas, dentre outras informações.

O documento completo que está disponível para leitura no site da Fundação, é um importante instrumento para você acompanhar as realizações da Funsejem sobre seu plano de benefícios. Veja abaixo um breve resumo.

Desempenho dos Planos

Votorantim Prev

O plano possui 95% de sua população em fase de formação da poupança previdenciária. Registrou uma redução patrimonial de 16%, devido à retirada de patrocínio da ArcelorMittal, Sitrel, Suzano, Portocel, Fibria Term. Cel. Santos e Fibria Terminais Portuários. Com este processo, os saldos dos participantes ativos ligados a essas empresas foram sacados ou transferidos para outro plano, causando a diminuição do patrimônio.

• 14.018 participantes

• 738 participantes aposentados e pensionistas

118-RA2020-tabelas2a
VCNE

O plano manteve-se estável em 2020, obtendo uma variação negativa de 0,34% em seu patrimônio social, natural para um plano fechado para novas adesões e, que tem 42% da população recebendo aposentadoria e pensão.

• 110 participantes

• 79 participantes aposentados e pensionistas

118-RA2020-tabelas2b

Perfis de Investimentos

Os perfis obtiveram rentabilidade acima do CDI, o índice de referência utilizado pela Funsejem para avaliar o resultado dos investimentos, que variou 2,74% em 2020.

O perfil superagressivo conseguiu superar a inflação IPCA – que registrou 4,52% em dez/2020 –, com um resultado líquido de 4,94% (180% do CDI). Já os perfis conservador (2,75% – 100% do CDI), moderado (2,77% – 101% do CDI) e agressivo (3,48% – 127% do CDI), acompanharam o movimento dos títulos públicos e privados pré e pós-fixados, e o patamar da taxa de juros (Selic) que se manteve baixa, fechando 2020 em 2%.

Desempenho Geral

118-RA2020-tabelasdesempenho
118-RA2020-pertodevc2

Funsejem perto de Você

• Em 2020, o jornal Futuro passou a ser apenas Futuro on-line, mas continua sendo um importante canal de comunicação, educação financeira e previdenciária. No último ano, a versão on-line registrou uma média de 30 mil visualizações.

• Mais de 8 mil participantes receberam SMS quinzenais com informações diversas do plano.

• 27,3 mil atendimentos prestados via Fale Conosco do site para orientações aos participantes e aposentados.

• Atendimento 100% digital: com a pandemia, a Funsejem passou a atender os participantes exclusivamente por telefone e e-mail. Além disso, passou a aceitar o envio de documentos e formulários via e-mail.

Saiba Mais

Esse foi apenas um breve resumo do trabalho realizado pela Funsejem em prol do seu plano de aposentadoria. O empenho da Fundação continua em 2021! Para acessar o Relatório Anual 2020 completo clique aqui.

118-RA2020-saibamais