Renovação dos Conselhos, Diretoria e Comitê de Investimentos

No dia 1º de agosto, os conselheiros eleitos pelos participantes em julho tomaram posse, preenchendo um terço das vagas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Funsejem. As demais posições também foram renovadas na mesma data, por conselheiros e suplentes indicados pelas empresas patrocinadoras da Fundação.

Veja abaixo como ficou a relação completa dos integrantes dos Conselhos, que cumprem mandato até 31 de julho de 2024. Em seguida, confira a recomposição ocorrida também nos outros órgãos, a Diretoria e o Comitê de Investimentos.

Diretoria: recondução e estreias

Em 1º de setembro, a Diretoria da Funsejem, que é eleita pelo Conselho Deliberativo, também iniciou um novo mandato de três anos, com mudanças de membros.

André Monteiro, da Votorantim S/A, conselheiro fiscal da Fundação por muitos anos, foi eleito pela primeira vez para ocupar uma das cinco vagas do órgão. Além de diretor-executivo, Monteiro foi designado Administrador Responsável pela Gestão de Riscos – ARGR.

Adjarbas Guerra Neto, da Votorantim Cimentos, já atuava na posição de diretor, mas assumiu como superintendente e Administrador Responsável pelos Planos de Benefícios – ARPB. Estas funções eram até então exercidas por Luiz Aparecido Caruso Neto, da Votorantim S/A, que agora é presidente do Conselho Deliberativo.

Os demais integrantes foram reconduzidos. Entre eles, estão os diretores-executivos Rômulo Marçal Vieira, da Votorantim Energia, e Marcio Minoru Myakava, da Votorantim S/A, que apesar da recondução, é relativamente novo na posição, já que havia assumido em março, para uma vaga em aberto.

Completa a Diretoria o José Serafim de Freitas, da Funsejem, que também atua como Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado – AETQ, responsável administrativamente pela gestão dos investimentos.

Comitê de Investimentos cresce

O Comitê de Investimentos é um órgão nomeado pela Diretoria para assessorá-la na contratação e avaliação de desempenho dos gestores, revisões das políticas de investimentos, negociações com os bancos, definição e escolha de investimentos. Em 22 de junho, uma vaga que estava em aberto foi assumida por Guilherme Benites, consultor financeiro, sócio e diretor da Aditus.

Além dele, a Diretoria aprovou a nomeação de Márcio Yuki Yamachira, da Votorantim S/A, elevando o quadro de integrantes do Comitê para quatro. Os outros dois profissionais que participam do órgão são Raul Almeida Cadena, da Votorantim Energia, e Gabriel Mancini, da Nexa.

Desejamos boas-vindas aos novos membros dos Conselhos, Diretoria e Comitê de Investimentos.