Investir é o hábito de viver como se houvesse amanhã

Profissional interessado e atuante no segmento de educação financeira, Edson Costa Bignotto, gerente financeiro no CoE – Centro de Excelência Votorantim, da Votorantim S/A em Curitiba (PR), passou a integrar o Comitê de Investimento da Funsejem em março deste ano.

Apesar de novo no time, pode-se dizer que Bignotto já era de casa, e grande incentivador do Votorantim Prev, tendo organizado com a Funsejem uma apresentação do plano à sua equipe. Na entrevista a seguir, além dos diferenciais deste benefício corporativo, ele explica como sair da inércia e dar o pontapé inicial no planejamento financeiro de longo prazo. Bignotto também diz como e quando começou a investir, e a estratégia que usa com o filho de 11 anos, que já acompanha algumas aplicações.

Comitê de Investimento

O Comitê de Investimento é um órgão que faz parte da estrutura de governança da Funsejem, atuando ao lado da Diretoria, com o objetivo de assessorá-la na contratação e avaliação de desempenho dos bancos gestores, onde os recursos dos participantes do plano de previdência são aplicados. O Comitê também contribui com a política de investimentos, e com a definição e a escolha de investimentos, considerando riscos e oportunidades. A lista completa de integrantes que compõem o Comitê, e os demais órgãos da Funsejem estão no site da entidade, aqui.

  • Sempre alerta!

    Quando o assunto é investimento, sua análise precisa se basear no momento pelo qual passa o mercado financeiro, nas características da aplicação, e na adequação ao seu perfil de investidor. Os desempenhos, sejam de sua carteira pessoal ou da sua modalidade de investimento no plano de aposentadoria da Funsejem, devem ser considerados apenas como referência de gestão, e não como fator determinante para sua escolha, pois resultados passados não garantem rentabilidade futura.